Ondas
2º EM – Liceu Salesiano
Prof. Bonato
Tema: Harmônicos em Tubos
01. Uma proveta é preenchida com água até a borda. Em seguida, põe-se a vibrar um diapasão na boca da proveta, ao mesmo tempo em que se faz a água escorrer lentamente, mediante a abertura da torneira T. Quando o nível da água na proveta atinge a distância x = 20 cm da borda, ouve-se pela primeira vez um aumento na intensidade do som. O meio acima da ´gua é o ar, onde o som se propaga com velocidade de 340 m/s.
a-) Como explicar fisicamente o aumento na intensidade do som do diapasão? b-) Qual é o comprimento de onda no ar do som que o diapasão emite? c-) Qual é a freqüência do som do diapasão?
02. Um alto-falante é colocado no ponto A, emitindo um som de freqüência 100 Hz. Ao longo do tubo AB¸ fechado em B, é deslocado um microfone ligado a um aparelho capaz de medir a intensidade sonora. Verifica-se que, a partir de A, e a cada 1,75 m, ouve-se a intensidade máxima e, a meia distância desses pontos, nada de ouve.
a-) calcule o comprimento de onda do som emitido. b-) calcule a velocidade de propagação do som no meio considerado. c-) que intensidade indicaria o microfone colocado em B? d-) calcule o menor comprimento que o tubo AB deverá ter para serem mantidas as condições observadas. e-) se o tubo fosse aberto em B, qual seria o menor comprimento para que novamente as condições observadas fossem mantidas?
03. Uma proveta tem 60 cm de profundidade e recebe a maior quantidade de água possível para que o ar restante entre em ressonância com o som emitido por um diapasão. Esse diapasão emite ondas de 100 cm de comprimento no ar. Calcule a altura da água na proveta.
04. Um diapasão emite som de certa freqüência. Ele é colocado sobre um tubo de vidro que contém água, conforme a figura.
O nível de água pode ser variado no tubo e observa-se que, para certos comprimentos x da coluna de ar no tubo, a intensidade do som é muito maior do que para outros. Esses