ondas mecânicas e sonoras
• ONDAS SONORAS
As ondas nas suas mais diversas formas fazem parte do nosso dia a dia. Podemos tomar como exemplo, quando o vento bate no pano, ele faz com que surjam ondas ao no tecido.
As ondas mecânicas é uma perturbação no meio material que se propaga de um ponto ao outro. Para exemplificar podemos dizer que elas se comportam como os dominós. Uma perturbação é causada por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro através da energia que é transferida.
Quando movimenta uma extremidade, e sua energia é percorrida por toda a corda até seu fim gera se um pulso, assim chama se uma onda de curta duração. Agora quando a fonte realiza o movimento continuamente gerando vários pulsos, denomina-se onda periódica, ou seja o movimento realizado é periódico, eles se repetem após determinado tempo e voltam a sua posição original sucessivamente, a este movimento dar se o nome de Ciclo.
Uma das grandezas que caracterizam a onda é o Período ( T ), outra também importante é a Amplitude ( A ) que é a distancia entre a posição de equilíbrio e o fundo do vale.
As ondas são geradas por fontes e são formadas por duas regiões: cristas e vales. A crista representa a parte alta da onda, já o vale a parte funda.
Outra característica é a frequência, podemos achar a frequência de uma onda através da formula : 1/T ou seja o numero de voltas sobre o tempo gasto para dar as voltas. Uma unidade de frequência é o heatz, ou seja a quantidade de ciclos por segundo.
Outro fator sobre ondas mecânicas é a velocidade de propagação, mas vale lembrar que esta não é uma característica da onda e sim do meio.
Comprimento de onda: é a distancia percorrida no período. Ela é representada por a letra grega ( ). Alem de fazer a conta, outra forma Para saber o comprimento da onda, basta medir a distancia entre duas cristas ou dois vales
A definição de velocidade de propagação do pulso é a distancia percorrida ( ) sobre o