Ondas harmônica
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
DISTORÇÃO HARMÔNICA
NOME: EDUARDO LUÍS DE CAMPOS
RA n°: 093699616
PROF.: JEZER
LIMEIRA/2012
A qualidade da energia tem sido alvo de muito interesse e discussão nos últimos anos. Cada vez mais, plantas industriais têm descoberto que tem de lidar com o problema da falta de qualidade da energia elétrica.
Distorção harmônica é um tipo de problema que surge na rede elétrica devido a vários motivos. Em acústica e telecomunicações, uma harmônica, é uma frequência componente do sinal que é um múltiplo inteiro da frequência fundamental. Para uma onda senoidal (sinusoidal), ela é um múltiplo inteiro da frequência da onda. Por exemplo, se a frequência é f, as harmônicas possuem as frequências 2f, 3f, 4f, etc.
O que são harmônicas? De acordo com o matemático e físico francês Fourier, todas as formas de onda são na verdade uma composição da única forma de onda pura que existe na natureza, que é a onda senoidal. Uma onda senoidal pura não possui nenhuma harmônica. Qualquer outra forma de onda, que não seja a senoidal, pura, é, na verdade uma composição de infinitas ondas senoidais. A primeira onda senoidal é conhecida como sendo a fundamental e as outras são todas harmônicas. Harmônicas são ondas de amplitude menor do que a fundamental e freqüências múltiplas da fundamental que aparecem quando a fundamental não é senoidal pura.
Veja que, se a rede elétrica tivesse uma onda senoidal pura não existiriam harmônicas. As harmônicas sempre são múltiplas da fundamental. No caso do sistema elétrico de 60Hz teríamos a seguinte sequência de harmônicas: Fundamental 60Hz: ✓ Primeira harmônica 120Hz 2 x 60Hz Harmônica impar ✓ Segunda harmônica 180Hz 3 x 60Hz Harmônica par ✓ Quarta harmônica 240Hz 4 x 60Hz Harmônica impar ✓ Quinta harmônica 300Hz 5 x 60Hz Harmônica par ✓ Sexta harmônica 360Hz 6 x 60Hz Harmônica