Ondas eletromagneticas
Quando acionamos um interruptor de luz, esta preenche a sala.
Embora o mecanismo físico possa ser diferente para cada um dos processos acima, todos eles têm um aspecto em comum. São situações físicas produzidas em um ponto do espaço, propagadas através deste, e que foram percebidas depois, em um outro ponto. Estes processos são exemplos de movimentos ondulatórios.
Chamaremos então de onda:
"Perturbação do meio caracterizada pelo transporte de energia e quantidade de movimento, sem o transporte de matéria."
Quanto a sua natureza, nós classificamos as ondas em:
Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material para se propagar); Uma onda também é classificada segundo o meio onde ocorre, podendo ser: unidimensional (como a onda em uma corda), bidimensional (onda em um lago) ou tridimensional (o som).
[pic] Tipos de ondas Basicamente existem dois tipos de ondas, as ondas transversais e as longitudinais. Ondas Transversais Esta onda tem a forma que vemos na figura abaixo.
|[pic] |
Uma onda no mar ou uma corda balançando possuem esta aparência. A característica principal deste tipo de onda é a seguinte: "A onda está propagando-se da esquerda para a direita, na horizontal, mas qualquer ponto da corda move-se para cima e para baixo, na vertical. Como a direção de propagação da onda é perpendicular, ou seja, forma um ângulo de 90º com a direção de oscilação de qualquer ponto sobre a corda, dizemos que ela é transversal" Imagine uma praia com ondas. É fácil perceber que uma onda possui certa velocidade, e que ela inicia seu movimento no oceano vindo quebrar na praia. É claro portanto que elas