Ondas eletromagneticas
Introdução
Neste trabalho de Ondas eletromagnéticas, falaremos um pouco sobre o:
Conceito de onda eletromagnética e suas aplicacões.
Como são produzidas as ondas eletromagnéticas.
Aplicação das ondas eletromagnéticas e seus impactos nas vidas das pessoas.
O espectro eletromagnético.
Usos e perigos das microondas, das ondas infravermelhas, e ultravioletas no nosso cotidiano
.
Usos da onda de rádio, do infravermelho e da luz visível na comunicação.
Usos dos raios X e raios gama na medicina.
Os efeitos benéficos e danosos da radiação eletromagnética na matéria e nos organismos vivos.
Ondas Electromagnéticas
As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo eletrico e de um campo magnético que se propagam simultaneamente através do espaço transportando energia. A luz visível cobre apenas uma pequena parte do espectro de radiação eletromagnética possível. O conceito de ondas eletromagnéticas foi postulado por James Clerk Maxwell e confirmado experimentalmente por Heinrich Hertz. Uma de suas principais aplicações é a radiotransmissão.
A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço, algumas das quais são percebidas pelo olho humano como luz. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro e à direção da propagação de energia. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a freqüência da onda, que em ordem crescente da duração da onda são: ondas de rádios, microondas, radiação terahertz (Raios T), radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.
As ondas electromagnéticas primeiramente foram “vistas” por James Clerk Maxwell e depois confirmadas por Heinrich Hertz. Maxwell notou as ondas a partir de equações de electricidade e magnetismo, revelando sua natureza e sua simetria. Faraday mostrou que um campo magnético variável no tempo gera um campo