Ondas eletromagnetica
As técnicas de transmissão digital com portadoras consistem em fazer variar uma das características de uma onda sinusoidal ao longo do tempo, de acordo com os dados a transmitir. Essas características são a amplitude, a frequência e a fase.
ASK – Amplitude shift keying.
Modulação em amplitude por chaveamento (ASK - Amplitude Shift-Keying): altera a amplitude da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. A modulação em amplitude troca a frequência baixa do sinal binário, para uma frequência alta como é a frequência da portadora.
FSK – Frequency shift keying.
Modulação em frequência por chaveamento (FSK - Frequency Shift-Keying): processo de modulação que consiste na variação da frequência da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. Esse tipo de modulação pode ser considerado equivalente a modulação em FM para sinais analógicos.
PSK – Phase Shift Keying.
Modulação em fase por chaveamento (PSK - Phase Shift-Keying): processo pelo qual se altera a fase da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido.
QAM – Quadrature Amplitude Modulation.
É uma combinação das técnicas ASK e PSK elaborada de maneira a aumentar o numero de bits transmitidos para uma dada taxa de transmição.
Amplitude Modulation (AM)
Nesta técnica, o sinal a transmitir, s(t), é veiculado na amplitude de uma portadora de frequência fp, que pode ser eléctrica, electromagnética ou óptica, isto é, a amplitude da portadora varia de forma directamente proporcional à amplitude do sinal a transmitir. O sinal modulado, sm(t),é descrito por:
onde K é uma constante adicionada ao sinal a transmitir por forma a que a amplitude da portadora nunca seja negativa e A é a amplitude da portadora. AFigura 1 mostra um sinal modulado em AM. Frequency Modulation (FM)
A modulação em frequência consiste em fazer variar a frequência de uma portadora de forma directamente proporcional à amplitude do sinal