Oncologia / mecanismos de carcinogênese
Na sua formação, os órgãos só crescem até atingirem certo tamanho, pois suas células obedecem aos sinais recebidos para entrar na fase G-zero do ciclo celular e interromper a proliferação. Um controle rígido sobre a proliferação celular também é exercido nos órgãos que se regeneram após uma lesão. As células se multiplicam o suficiente para reconstituir o órgão com aproximadamente o mesmo tamanho que apresentava antes da lesão.
As células cancerosas, no entanto, são células com o DNA danificado e que, por isso, escapam dos mecanismos de controle do ciclo celular.
Uma célula de tumor diferencia-se de uma célula normal pela sua IMORTALIDADE, pela sua TRANSFORMAÇÃO MORFOLÓGICA e pela sua capacidade de formar METÁSTASES.
O câncer surge de uma única célula que sofreu mutação, multiplicou-se por mitoses e suas descendentes foram acumulando outras mutações, até darem origem a uma célula cancerosa. O acúmulo de mutações por uma célula e suas descendentes é um processo lento, e isso, provavelmente, explica a maior incidência de câncer nas pessoas idosas.
Todos os agentes que danificam o DNA são mutagênicos e podem levar ao aparecimento de células cancerosas.
Alguns vírus também podem participar da formação de células cancerosas.
A célula