Oncologia Infantil
Diagnóstico precoce é uma situação chave na luta contra o carcinoma maligno, porém outra dificuldade que vem sido vencida é especialmente na área de oncologia infantil, um cuidado maior nos últimos tempos, uma preocupação vinda dos profissionais da saúde num ponto de vista de como a internação, a nova rotina de uma criança portadora desse carcinoma comprometem seu desenvolvimento. Há a preocupação nesse sentido, devido á situação em que se colocam essas crianças. Ela deixa seu “mundo habitual” (pais, casa, irmãos, amigos, brinquedos, bichos de estimação) e se deparam com uma nova realidade, a rotina hospitalar. Já inserida nessa situação desgastante (exames, procedimentos dolorosos, horários, visitas, etc.,), a criança tem um maior comprometimento no seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Analisando toda essa situação, notando a angústia que assombra o semblante tanto das crianças internadas como dos pais que as acompanham, a equipe de saúde do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, desenvolveu atividades lúdicas na enfermaria de oncologia pediátrica, quebrando a barreira entre médicos, enfermeiros e pacientes. Interagindo de forma mais humana, mais caridosa, amenizando a dor e o sofrimento dessas crianças e familiares.
Com essa mobilização, foram criados os carrinhos de curativos com recursos lúdicos, repletos de livros, material para colorir e brinquedos. Uma iniciativa que teve um resultado promissor, trazendo para a rotina dessas crianças a descontração tornando suas estadias no hospital, mais fáceis de serem suportadas.
Com toda certeza, um trabalho muito bonito, pois ele aproxima o profissional da saúde ao paciente, de uma forma mais simples, mais calorosa. Fazendo com que haja o equilíbrio entre o humano e o profissional.
Lenita V. da Silva R.A.: 58010001347
2° Sem/ Enfermagem