Oncogênese
1- Defina carcinogênese.
É o processo de formação do câncer.
2- Explique as etapas da carcinogênese. a- Iniciação: No início do processo de carcinogênese ocorre uma alteração no DNA. Para gerar-se a doença, é necessário que esta mutação seja herdável, isto é seja transmitida para as células filhas. Essa alteração inicial recebe o nome de iniciação. b- Promoção: as células geneticamente alteradas, ou seja, iniciadas, sofrem o efeito de agentes que não são mutagênicos, porem que promovem a expansão da população celular que carrega uma mutação inicial. Lesões causadas por infecções com alguns parasitas, bactérias e vírus podem atuar como promotores de câncer. c- Manutenção: Vários mecanismos moleculares atuam na manutenção da integridade dos genomas celulares. Uma vez que uma célula é mutada, mecanismos operantes ou reparam as lesões no DNA (Figura 2), ou então induzem a morte da célula mutada. A eficiência deste processo não é, porém, absoluta. Na falha ou no relaxamento destes mecanismos, as células mutadas não são excluídas nem reparadas. d- Progressão tumoral: é caracterizada por um aumento da instabilidade genômica e a um consequente desenvolvimento em direção à malignidade e um crescimento autônomo das células.
3- Como são classificados os agentes cancerígenos?
- Agente oncoiniciador - é capaz de provocar diretamente o dano genético das células, iniciando o processo de carcinogênese, é chamado agente iniciador ou oncoiniciador. Como exemplo de inciador temos o benzopireno, um dos componentes da fumaça do cigarro e alguns vírus oncogênicos, entre outros.
- Agente oncopromotor - atua sobre as células iniciadas, transformando-as em malignas.
- Agente oncoacelerador - caracteriza-se pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Atua no estágio final do processo.
4- “A primeira relação causal verificada entre a exposição à radiação e o desenvolvimento de câncer foi estabelecido em indivíduos que trabalhavam