Carcinogenese, oncogenese e neoplasias
São termos que designam o processo de desenvolvimento de uma neoplasia, desde as alterações mais precoces no DNA , que supostamente ocorrem em uma só célula ou em um pequeno grupo delas, até a formação de um tumor que pode destruir o organismo hospedeiro. Caracteriza-se por modificações progressivas do perfil biológico da célula, com alterações de sua capacidade de proliferação, diferenciação, sobrevida e interação com o meio ambiente.
Os eventos básicos da oncogênese resultam de agressão ao genoma da célula, com alterações no DNA ou expressão anômola de genes normais.Tais alterações levam à ativação ou inativação de genes qur coordenam funções essenciais à célula, como proliferação, diferenciação, morte por apoptose e estabilidade do genoma.
CARCINOGÊNESE QUÍMICA
Compreende agentes naturais como a alfatoxina B1, agentes sintéticos como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, agentes alquilantes como as drogas utilizadas nas terapias anticâncer e fatores endógenos como hormônios e sais biliares. A maioria possui ação genotóxica,ou seja, são capazes de induzir lesão ao DNA. Os agentes químicos capazes de reagir diretamente com o DNA são denominados cancerígenos diretos ou imediatos. Os agentes cancerígenos indiretos ou pró-cancerígenos são mais potentes porque devem ser metabolizados pelo organismo para exercer sua ação oncogênica. Esses agentes requerem ativação metabólica por sistemas como o do citocromo P450, quese localiza principalmente no compartimento mocrossômico hepático. A potência de um cancerígeno indireto pode ser influênciada por varios fatores como idade, perfil hormonal e nutricional, sexo, etc. E é determinada não somente pela reatividade de seus derivados eletrofílicos, mas também pelas reações metabólicas que promovem sua ativação ou inativação. A substâncias químicas são classificadas de acordo com sua capacidade de lesar o DNAe produzir neoplasia. Podem ser genotóxica e cancerígena, genotóxica e