Estudo Sobre o Câncer
A palavra câncer vem do grego Karkinos, quer dizer caranguejo. Atualmente, o câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que tem em comum os crescimentos desordenados de células que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.
A maioria das células normais crescem, multiplicam-se e morre de maneira ordenada, porém nem todas as células normais são iguais: algumas nunca se dividem, como os neorônios; outras as células do tecido epitelial dividem-se de forma rápida e continua.
O crescimento das células cancerosas é diferente do crescimento das células normais. As células cancerosas, em vez de morrerem, continuam crescendo incontroladamente, formando outras novas células anormais.
O câncer se caracteriza pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas.
NOMECLATURAS:
TUMOR: inchaço causado por uma resposta inflamatória.
CÂNCER: é utilizado para neoplasias malignas.
NEOPLASIAS: é uma proliferação anormal do tecido, que foge totalmente ou parcialmente ao controle do organismo e tende a autonomia e a perturbação , com efeitos agressivos sobre o homem.
-NEOPLASIAS BENIGNAS: Os tumores benignos tem seu crescimento de forma organizada, geralmente muito expansivo e apresenta limites bem nítidos. Apesar de não invadirem tecidos vizinhos, podem comprimir os órgãos e tecidos adjacentes.
-NEOPLASIAS MALIGNAS: Ou tumor malignos , manifestam um maior grau de autonomia e são capazes de invadir tecidos vizinhos e provocar metástases, podendo ser resistentes ao tratamento.
O câncer não invasivo ou carcinoma in situ é o primeiro estagio em que o câncer pode ser classificado.
Neste estagio, as células cancerosas são somente na camada do tecido na qual se desenvolveram e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem. A maioria dos cânceres in situ é curável se for tratado de antes de progredir para a fase se câncer invasivo.
No câncer invasivo, as células cancerosas invadem