OMUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO

1624 palavras 7 páginas
O MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO

RESUMO
Desde a administração científica, inúmeras mudanças na relação do homem com o trabalho influenciaram a economia, a forma de organização do trabalho e a sociedade. As demissões apareceram como uma alternativa imposta às organizações para manterem sua produtividade frente às mudanças. Na atualidade, muitas novas formas de flexibilização produtiva acabam diferenciando a tal ponto as diversas noções clássicas de relações de trabalho que as ligações de emprego tornam-se cada vez mais fluidas. Dessa forma, tem-se uma pressão para a redução de tamanho da organização que resulta na eliminação em escala de postos de trabalho tradicionais.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar a força de trabalho na contemporaneidade e correlacioná-lo com uma problemática na relação entre o homem e o trabalho nos dias de hoje. As mudanças no contexto organizacional afetam a vida dos trabalhadores e refletem na sociedade como um todo. A problemática abordada é a demissão em massa, assunto que é pouco explorado teoricamente e afeta a vida profissional de inúmeros trabalhadores nos tempos atuais.
Para o desenvolvimento desse trabalho, primeiro foi elaborada uma descrição sucinta da Sociedade Industrial (iniciada após a Revolução Indutrial) e da Sociedade Pós-Industrial. Na sequência, é apresentada a discussão sobre a problemática da demissão em massa, expondo principalmente seus fatores condicionantes.

A Sociedade Industrial

A industrialização influenciou a sociedade como um todo. De Masi (2010) esclarece que ocorreram inúmeras mudanças que interviram na ordem social (antes centrada na produção rural e artesanal). Alguns exemplos trazidos pelo autor referem-se ao o estranhamento da classe trabalhadora, assim que o local de trabalho e local de vida foram separados. Outro fator importante foi a polarização, a partir do estabelecimento de pontos conflitantes entre os proprietários de meios de produção e os

Relacionados