Contabilidade
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
EMPRESA “EXEMPLO
JUNHO DE 2013
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
EMPRESA “EXEMPLO
(1) Como está a rentabilidade da empresa Exemplo? Vem aumentando, diminuindo, ou se encontra estável? Quais suas evidências para afirmar isso?
Em geral, a rentabilidade da empresa Exemplo vem diminuindo, haja vista que de 2004 para 2006 houve redução da receita líquida e, portanto, do lucro líquido. Em 2005 houve um aumento da receita líquida e do lucro líquido, o que gerou, consequentemente, um aumento dos índices de margem líquida e de rentabilidade do ativo. Ainda, apesar do fato de a empresa Exemplo ter um índice de Giro do Ativo acima do nível do setor, os índices de margem líquida, rentabilidade do ativo e rentabilidade do patrimônio líquido estão muito abaixo do nível apresentado pelo setor.
(2) A empresa corre riscos de falência no curto prazo? Como você concluiu isso?
A empresa Exemplo não corre risco de falência no curto prazo, pois sua liquidez está muito boa. Sua liquidez geral aumentou entre 2004 e 2006, e está muito acima do nível apresentado pelo setor. No mesmo sentido, os índices de liquidez corrente e liquidez seca também vêm aumentando de 2004 a 2006, e estão acima dos níveis do setor.
(3) A liquidez da empresa Exemplo é boa ou ruim? É superior, inferior ou está na média do setor? Em se mantendo o índice de liquidez do último exercício (X3), a empresa Exemplo poderia participar de uma licitação em que o edital exigisse índice de liquidez seca igual a 2?
A liquidez da empresa Exemplo é boa, sendo muito superior à média apresentada pelo setor. No entanto, nota-se que, considerando o exercício financeiro X3, a empresa Exemplo não poderia participar de licitação cujo edital exija índice de liquidez seca igual a 2, haja vista que seu índice de liquidez seca no referido exercício era de 1,59.
(4) Essa indicação de ativo