Omoral e am
Estas duas hipóteses estão corretas. A palavra moral pode ser, dependendo do contexto, um substantivo comum do gênero feminino (normas de conduta e princípios, bem como a conclusão e propósito de alguma coisa) e em outras um substantivo comum do gênero masculino (estado de espírito). Pode ainda ser um adjetivo uniforme, apresentando sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o valor moral/a atitude moral).
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: moral, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…
A palavra moral tem sua origem na palavra em latim moralis. Existem diversas situações onde utilizamos correntemente a palavra moral, em seus diferentes significados:
Exemplos: O moral (substantivo comum masculino):
O treinador conseguiu levantar o moral dos jogadores da equipe perdedora. (Estado de espírito)
Exemplos: A moral (substantivo comum feminino):
Estou estudando os princípios da moral cristã. (Regras de conduta)
A moral da história é que devemos ser todos amigos. (Lição)
Exemplos: Moral (adjetivo uniforme):
Ceder o lugar aos idosos é um dever moral. (Que demonstra respeito)
Ceder o lugar aos idosos é uma obrigação moral. (Que demonstra respeito)
Atenção!
Existem ainda a palavra mural que tem sua origem na palavra em latim muralis e se refere a um muro ou parede. Pode ser um local onde se afixam avisos, uma pintura num muro ou parede, um moisaico, um painel de azulejos,…
Exemplo:
Ele afixou o aviso no mural da secretaria.
Os alunos estão pintando um mural sobre a primavera.
Palavra Relacionada: moral
Disenteria ou desinteria
A forma correta de escrita da palavra é disenteria. A palavra desinteria está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino disenteria sempre que quisermos referir uma inflamação nos intestinos que resulta em dores abdominais e evacuações constantes, por vezes com