Ombro (Radiologia)
Ombro em Perfil: paciente em posição ortostática: Pedimos para que o paciente coloque a face externa do braço a ser radiografada sobre o LCE (Linha Central da estativa), o membro do lado oposto deve ser erguido ao máximo se possível e colocado sobre a cabeça. Centralizar e alinhar o braço dobre a metade do chassi 24x30 cm em longitudinal panorâmico. RC: perpendicular na horizontal incidindo na face lateral do tórax, 5 cm abaixo da linha média axilar contrária ao lado radiografado. Usado para fraturas pré e pós-cirurgia.DFF: 1m
Ombro em AP :
Rotação neutra: paciente de decúbito dorsal ou em posição ortostática, sendo que o membro superior do lado a ser radiografado deve estar estendido ao longo do corpo, com a parte posterior do ombro projetada sobre a LCM ou LCE, tendo a palma da mão encostada na coxa. Centraliza-se e alinha-se o ombro no centro do chassi.
RC: perpendicular vertical ou horizontal incidindo no centro da articulação.
Chassi: 18x24 longitudinal ou 24x30 transversal dividido. Usado para fraturas e luxação. DFF: 1m
Rotação interna e externa: paciente na mesma posição que rotação neutra.
RI - Deve-se rodar o braço internamente até que a mão esteja em pronação e os epicôndilos paralelos ao filme.
RE – deve-se rodar o braço externamente até que a mão esteja em supinação e os epicôndilos perpendiculares ao filme. Centralizar o ombro no centro do chassi.
RC – perpendicular na horizontal ou angulado 15° caudal incidindo no centro da articulação.
Chassi: 18x24 longitudinal ou 24x30 transversal dividido.
Usado para calcificações articulares e fratura de cabeça do úmero. DFF: 1m
Ombro em Abdução: paciente em decúbito dorsal ou em ortostási. O braço deve fazer um ângulo de 90° com o tórax e o antebraço tendo a região palmar voltada para a face. Ombro projetado sobre a LCM OU LCE. Centraliza-se o ombro no centro do chassi.
RC: perpendicular na vertical ou horizontal, incidindo no centro da articulação.
Chassi: 18x24