TORAX
POSICIONAMENTOS DO USUÁRIO
MARINEI DO ROCIO PACHECO DOS SANTOS1
1 Considerações Iniciais
Os exames mais realizados em radiologia convencional são as radiografias de tórax.
As incidências lateral e PA de tórax são utilizadas para o diagnóstico e avaliação de lesões traumáticas como a ruptura da pleura seguida de derrame pleural, dor e dispneia, enfisemas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tromboses e aumento da área cardíaca, entre outros.
Para um posicionamento correto, o profissional técnico em radiologia deve centralizar e alinhar o usuário conforme a recomendação fornecida em cada uma das incidências e posicionar o centro geométrico do feixe colimado (ou feixe central) coincidindo com o centro do receptor de imagens (RI).
2 Abordagem ao Usuário
Após receber a requisição do exame, o técnico em radiologia deverá organizar a sala e todos os objetos que serão utilizados. Em seguida ele deverá chamar o usuário pelo nome completo e certificar-se de que é realmente a pessoa que irá realizar o procedimento, pois ainda são relativamente comuns as situações de homônimos e trocas de exames.
Todos os usuários devem ser tratados de forma cordial e serem informados sobre os procedimentos que serão realizados.
A anamnese faz parte do processo inicial. Ela consiste em um conjunto de perguntas pré-definidas, que permitirão ao técnico e ao médico radiologista saber o motivo do exame, se o paciente já sofreu alguma cirurgia na região de interesse, queda recente ou algum trauma, entre outras questões relevantes para o exame e que irão
1
Tecnóloga em Radiologia e Mestre em Engenharia Biomédica, ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Radiologia do Instituto Federal do Paraná.
1
gerar informações importantes para os profissionais envolvidos na execução e laudo do exame.
A próxima etapa é orientar o usuário a