OLPT Semana 14 Documento Final

2814 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos

Jogar em campo ou na tela: A tecnologia pode extinguir as brincadeiras infantis ao ar livre?

Grupo AI:
Allan Sene Oliveira,
Ana Brandão Belisário,
Ariel Matheus Cordeiro Barbosa,
Davisson José de Souza Gomes,
Gláuber Narciso Cirino dos Santos,
Larissa Galvão Arruda Costa.

Belo Horizonte
10 de junho de 2015.
I- INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento e a popularização dos meios digitais, torna-se cada vez mais incomum encontrar crianças na rua brincando ao ar livre, seja jogando bola, brincando de pega-pega ou pulando elástico. Diante deste cenário, favorecido pela crescente violência nos centros urbanos, surge o pensamento: como será a diversão em um futuro próximo? Em quais atividades as crianças irão investir a maior parte do seu tempo? Será que as brincadeiras ao ar livre com os amigos da rua/do bairro correm o risco de deixarem de ser vivas no cotidiano das gerações que estão por vir?
Com base em tal reflexão, neste trabalho será explorada a forma como os passatempos infantis digitais tem influenciado nas brincadeiras tradicionais da infância. A pergunta que motiva a discussão apresentada é: “A tecnologia pode extinguir as brincadeiras infantis ao ar livre?”. Atualmente, quanto tempo, em média, as crianças passam em frente às telas, seja jogando computador, vídeo game ou assistindo televisão? E quanto tempo estas mesmas crianças se divertem ao ar livre? Qual é a tendência? Realmente as brincadeiras tradicionais correm o risco de permanecerem apenas nas lembranças e não fazerem mais parte do cotidiano infantil? Estes serão os tópicos discutidos na busca por uma conclusão, por uma resposta à pergunta proposta.
II- MOTIVAÇÃO
As nossas infâncias foram recheadas de brincadeiras e atividades que exigiam muita energia para correr, pular e sorrir. E também muita criatividade e imaginação para criar brinquedos com os materiais que estivessem à disposição e

Relacionados

  • Sistema de imformação
    32181 palavras | 129 páginas
  • Sistema de informação
    32205 palavras | 129 páginas