oliveira viana resumo
Francisco José de Oliveira Viana (Saquarema, 20 de junho de 1883 — Niterói, 28 de março de 1951) foi um professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras.
Como também como outros intelectuais do Brasil na época da primeira república, Oliveira Viana era de família tradicional e rica nascido nós últimos anos do Império e da escravidão, se formou numa época caracterizada pelo positivismo, eivada dos determinismos do clima e do meio natural e racismo diversos.
Embora viesse a se caracterizar como um crítico das influencias estrangeiras no pensamento nacional, Oliveira Viana não podia como, aliás, nenhum intelectual expressivo daqueles tempos escapar de algum deslumbramento por ideias e modelos que vinham de fora. Na passagem do século XIX para o XX, ele se formou de forte influência de nomes europeus, na maior parte franceses e ingleses, numa extensa obra de historiador da civilização, deixou escapar em relação ao Brasil um pessimismo também frequente em intelectuais brasileiros da época, Viana registra-se ainda, ao lado da historiografia oficial, um movimento de ideias, de que participou, entre outros, Sílvio Romero.
Oliveira Viana não foi uma exceção numa época da predominância racista, com todas as oscilações de um pensamento que tinha também algo de moda intelectual. Mas também é certo que, nos momentos inicias do século XX, começavam a surgir os primeiros críticos do racismo.
Talvez se possa afirmar que Viana não permaneceu tão distante dessas novas influências como pode parecer à primeira vista. No ecletismo mais ou menos inevitável na época, podemos toma-lo também, sob certos aspectos, como um culturalista, embora não tenha sido esse, com certeza.
Sociólogo
Oliveira Viana foi, sobre tudo, um herói intelectual dos anos 1920. Populações meridionais teve tamanho êxito que seu autor se sentiu estimulado a publicar, quase de imediato, uma série de livros, todos relativos à formação social e