Olimpíadas 2012 e historia olímpica geral
Os jogos Olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, numa cidade chamada Olímpia, que deu origem ao nome do evento. No inicio, era um acontecimento religioso, pois os gregos acreditavam que os jogos realizados nas olímpiadas eram uma homenagem aos deuses do Olimpo, que assistiriam os jogos e se sentiriam homenageados, e assim poupariam as pessoas de serem “castigadas” pela vida.
Naquela época os jogos eram de extrema importância que até as guerras pararam enquanto ocorria o evento, sempre realizado na cidade de Olímpia. Até as crianças, a partir de 12 anos, participavam das modalidades, sendo treinadas e supervisionadas por um professor, mas apenas homens podiam participar. Mulheres, escravos e estrangeiros não podiam.
As Olímpiadas eram uma oportunidade dos participantes exibirem suas habilidades, sua beleza, saúde e força que possuíam, e os atletas competiam nus. Os vencedores eram homenageados com aplausos e festas pelo público, ganhavam uma coroa de louro e ganhavam louvor e comida de graça para o resto da vida, além de serem vistos como heróis em sua cidade.
Os jogos olímpicos foram realizados em Olímpia até o ano de 394 d.C., até serem, proibidos pelo imperador romano Teodósio II, que sendo cristão alegou que esse o evento era pagão e não poderia mais ser realizado. Em 1896, o francês Pierre de Fredy, o Barão de Cobertin, teve a ideia de reviver as Olímpiadas em um congresso na Universidade de Sorbonne, na França.
E, aconteceu novamente na cidade de Atenas, tendo participação de 285 atletas de 13 países, sendo os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna (1896). Mais tarde, em 1900 os jogos foram realizados em Paris, e pela primeira vez as mulheres puderam participar, tendo 22 moças na competição, destacando a tenista britânica Charlotte Cooper, que foi a primeira mulher do mundo a ganhar uma medalha olímpica. Em 1904, a Olímpiada de Saint Louis ficou conhecida como os piores jogos da