Olimpismo 2 1
Internacional
Os valores educativos do esporte foram amplamente divulgados por um movimento pedagógico humanista, que se desenvolveu no final do século XIX.
Introdução
Coubertin inspirou-se em estudos, viagens e visitas a escolas de diversos países, sobretudo baseou-se no modelo educacional britânico após uma minuciosa visita a escola de Rugby.
Influência das práticas esportivas desenvolvida junto às universidades norte-americanas, em viagem realizada em 1890 (HENRY, 1955).
Antecedentes históricos
Os Jogos Olímpicos, realizados a cada quatro anos, seriam apenas mais um elemento educativo, que geraria a compreensão e a paz entre os jovens de todo o mundo.
O Barão Pierre de Coubertin estava mais interessado no poder educacional do esporte, conforme havia estudado no modelo inglês.
Os Jogos Olímpicos ao longo do tempo ganharam reconhecimento internacional como um grande encontro onde os atletas de todo mundo podiam confrontar suas performances máximas.
Os outros intentos educacionais do olimpismo ficaram em segundo plano (BINDER, 2001).
Espectativas
Coubertin acreditava que a educação contendo um programa esportivo havia sido a causa da prosperidade inglesa no século XIX.
Pretendia realizar uma reforma na educação francesa. Na avaliação de Coubertin, o jovem alcançava através dela a independência e a virilidade, observando leis que mantinham sua responsabilidade individual, harmoniosamente com a sociedade em que vivia (HENRY, 1955).
Ideal Olímpico
A retomada dos Jogos Olímpicos já havia sido discutida e alguns eventos chegaram a ser promovidos sem sucesso por volta de 1850.
Descobertas arqueológicas da cidade de
Olímpia na Grécia, revelaram toda a história dos jogos da antiguidade clássica
(HENRY,1955).
Restauração dos Jogos Olímpicos
Pierre de Coubertin organizou em 1894 um grande congresso em Paris, na universidade de Sorbonne.
Foram discutidos temas envolvendo o amadorismo esportivo, a