TRABALHO COMPLETO
Introdução
Na resolução de problemas de engenharia, teoria e experimentação se complementam. O método experimental requer uso intensivo de instrumentos. Assim, é necessário que o engenheiro conheça as técnicas de medição, os instrumentos, a forma adequada de aplicá-los em seus aparatos experimentais e técnicas de processamento dos dados obtidos.
Definição de um fluido
Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente.
Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.
Na estática dos fluidos, o peso específico é a propriedade mais importante, ao passo que, no escoamento de fluidos, a massa específica e a viscosidade são propriedades predominantes.
Viscosidade
Viscosidade é a resistência interna de um fluido à mudança de sua forma aos movimentos internos de suas moléculas, umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido denota sua resistência ao escoamento. O inverso da viscosidade é a fluidez, ou seja, a facilidade de escoamento.
Pode-se definir ainda a viscosidade como a capacidade do fluido em converter energia cinética em calor, ou capacidade do fluido em resistir ao cisalhamento (esforços cortantes).
A viscosidade é diretamente relacionada com a coesão entre as partículas do fluido. Assim, alguns líquidos apresentam essa propriedade com maior intensidade do que outros.
Viscosímetro
O
viscosímetro,também chamado de viscômetro,é um equipamento utilizado para medir a viscosidade dos fluidos. Baseiam-se na medida da resistência ao escoamento em tubo capilar ou pelo toque produzido pelo movimento de um elemento através do fluido. Existem vários tipos de viscosímetros, por exemplo: viscosímetro rotativo, viscosímetro capilar,viscosímetro de bola e outros.
Viscosímetro Rotacional
Este viscosímetro pode determinar a viscosidade de fluidos