Olimpiadas
O surgimento das Olimpíadas
Existem varias lendas e histórias que foram criadas para explicar o surgimento do evento esportivo mais importante do mundo, abaixo citarei algumas delas:
Um dos mitos mais populares identifica Hercules, filho de Zeus,e Zeus, o deus supremo, como progenitores dos Jogos. Segundo a lenda, foi Hércules que primeiro chamou os Jogos “Olímpicos” e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos. A lenda persiste que, após Hércules ter completado seus doze trabalhos, ele constituiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus. Após sua conclusão, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distancia de estádio, que mais tarde tornou-se uma unidade de distância.
Outra versão sobre a primeira competição olímpica, apoia-se na fantástica história segundo a qual Áugias, rei de Élida, inconformado com o cheiro que saía de seus currais, encarregou Hércules de limpá-los. O herói a quem a lenda atribuiu espantosa força, simplesmente desviou, com as próprias mãos, o curso do rio Alfeu, fazendo a água passar por onde pastavam três mil bois. Como Áugias não ficara satisfeito com a solução, os dois tiveram uma desavença, Hércules matou-o e em seguida instituiu os jogos para penitenciar-se perante os deuses.
Há também quem diga, que os jogos foram criados por Hércules, que plantou a oliveira de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.
Lendas a parte, os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estados da Grécia Antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas.
Segundo estudos, Os jogos Olímpicos foram criados pelos gregos, por volta de 2500 a.C.,na Grécia Antiga. Os gregos se reuniam de quatro em quatro anos e realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, o pai dos deuses, entre 6 de agosto a 19 de setembro (época das colheitas), no Peloponeso, na confluência dos