Olimpiadas de atlanta
História
Os Jogos da XXVI Olimpíada, foram realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996. Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo aberto pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Os então 197 Comitês Olímpicos Nacionais filiados ao Comitê Olímpico Internacional enviaram suas delegações, num total de 10 318 atletas, sendo 3512 deles mulheres, competindo em 26 esportes.
A comunidade olímpica internacional acreditava ser direito de Atenas, uma das candidatas e berço tanto dos Jogos da antiguidade quanto da Era Moderna, de sediar os Jogos no seu centenário. Entretanto, os delegados do Comitê Olímpico Internacional, na 96ª Sessão da entidade em 18 de setembro de 1990, em Tóquio, elegeram Atlanta como sede com 51 votos, contra 35 da cidade grega.
A escolha provocou protestos e acusações de suborno aos membros do COI foram inclusive veiculadas, sem provas. Além disso, os Jogos de Atlanta, que se esperava serem perfeitos pelos vultosos recursos investidos em sua organização, apresentaram vários percalços, como um inesperado problema nos transportes que ocasionou grandes engarrafamentos pela cidade no período de disputas, dificultando a locomoção entre os locais de competição, o calor intenso durante as apresentações e o mais grave deles, um atentado cometido com a explosão de uma bomba no Centennial Olympic Park, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras 111.
Locais de Competição
Os eventos dos Jogos de Atlanta foram realizados em diversas áreas. A maioria se localizava no Anel Olímpico, um círculo de três milhas do centro de Atlanta. Dentro deste, o Centennial Olympic Stadium com uma capacidade de 85 000 lugares, foi construído especialmente para os Jogos de 1996. Foi a sede do atletismo e das cerimônias de abertura e encerramento. O imenso ginásio coberto Georgia Dome foi o local da ginástica artística e do basquete. As cinco salas do