Educação Fisica
Atlanta 1996
O centenário dos Jogos Olímpicos da Idade Moderna ocorreu com a celebração da XXVI Olimpíada, em Atlanta, no ano de 1996.
A escolha desta cidade norte-americana não esteve livre de polêmica. Além de ser a segunda metrópole dos EUA a ser eleita sede do evento em um intervalo de apenas 12 anos, grandes setores ligados ao movimento olímpico no mundo apostavam que a hospedagem caberia a Atenas, na Grécia, por motivo da comemoração do primeiro centenário dos Jogos. Foi em Atenas que em 1896 o Barão de Coubertin deu vida a seu antigo sonho.
Atlanta-1996 foi vítima de um atentado, e o movimento olímpico sofreu pela segunda vez na história o ataque do terrorismo, quando um homem colocou uma bomba em um local onde era realizada uma série de concertos e eventos culturais na noite de 26 de julho. O artefato explodiu e matou 2 pessoas, deixando ainda 112 feridos. Frente à tragédia, voltou-se a escutar a frase que nos jogos de Munique-1972 propagou-se pelo mundo, após a matança de atletas israelenses nas mãos de terroristas palestinos: "Os Jogos devem continuar".
Esta edição olímpica foi inaugurada em 19 de julho e concluída em 4 de agosto. A abertura do evento foi comandada pelo então presidente norte-americano Bill Clinton. Em resumo, estiveram presentes 10.318 atletas de 197 nações. Como de costume, a participação feminina continuou crescendo, e nesta oportunidade participaram 3.512. Foram disputadas 271 provas, pertencentes a 26 esportes oficiais. Atenas-1996 registrou um recorde no que diz respeito aos países que obtiveram ao menos uma medalha, com um total de 79; 53 garantiram ouro.
Local
Jogos Olímpicos de 1996, oficialmente Jogos da XXVI Olimpíada, foram os Jogos realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996. Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo aberto pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
A comunidade olímpica internacional acreditava ser direito de Atenas, uma das