oligopolio e monopolio
RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR
CURSO DE MICROECONOMIA
COMPETIÇÃO MONOPOLÍSTICA
E ENTRE OLIGOPÓLIOS
Prof. Esp. Cassia Regina Teixeira
Nome: Thiago Augusto Figliolli Livon
Código: 760 324
UNAERP 2013
A competição monopolística Na ciência da escassez, os termos competição ou concorrência monopolística são utilizados para representar uma estrutura de mercado onde é oferecido produtos que são parcialmente homogêneos, ou seja, não completamente substituíveis. Entre a concorrência perfeita e o monopólio, encontramos a clivagem da concorrência monopolística que apresenta as seguintes estruturas:
Há uma parcial presença de empresas de grande porte com inexorável poder concorrencial, todavia com segmentação diferenciada no campo do mercado e produtos diferenciados, que vão desde o âmbito de embalagem, prestação de serviços complementares e aspectos físicos.
Apresenta um grande número tanto de vendedores como de compradores.
Devido a definição pré-estabelecida do gosto dos consumidores, os vendedores realizam o esforço de divergir os seus produtos um do outro estabelecendo assim uma característica de bens e serviços heterogêneos no âmbito mercantilista.
Pelo fator que existem produtos substitutos no mercado, não se considera ampla a margem de manobra para a fixação dos preços.
A entrada de novos concorrentes se dificulta através de intenso controle de distribuição no varejo e no atacado devido também às barreiras de entrada e canais de distribuição.
Apesar do mercado ser competitivo, estas características mencionadas acima influenciam e possuem poder sobre o preço de seus produtos. Cada empresa irá tentar divergenciar seus artigos mesmo se os produtos façam parte do mesmo ramo. Um exemplo : o produto sapato e seus designs diferenciados, cor, tamanho, salto e material aplicado. Esse poder é classificado economicamente como poder de mercado e