Olhos Intrínsecos
1) O cerne da ideia do filme é a dislexia. E o protagonista do filme, Ishaan Awasthi, de 9 anos que carrega esse distúrbio de aprendizagem.O pai dele,encara esse problema do filho –até então,não desvendado- como uma simples falta de esforço e anseio para aprender. Como o irmão mais velho de Ishaan era o aluno exemplar,mais aplicado em toda escola,a cobrança em cima de Ishaan,por parte do pai,era potencializada. Até que surge a decisão de levá-lo para uma escola integral,distante de casa,na esperança de Ishaan se adequar ao padrões de aprendizagem e se de tornar um estudante aplicado.Essa transição de escolas foi primordial para Ishaan.Todavia,não foi o ensino mais árduo que ajudou-o a ser melhor,e sim,graças ao glorioso professor de artes que com todo maestria e sensibilidade enxergou o problema de Ishaan e com trabalhos psicológicos/gradativos conseguiu corrigir o problema dele.
2) A vestimenta dos personagens são bem detalhistas tendo como base na cultura indiana.
3) O sincretismo do filme com a disciplina ‘’ Fisiologia da Voz’’ é a abordagem da dislexia ( uma dificuldade primária do aprendizado que abrange a leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis).
4) Crianças que detém dificuldades no aprendizado,devem ser analisadas minuciosamente,pois pode haver um problema mais sério do que parece.Não são métodos autoritários e ríspidos que,em alguns casos,irão ‘’consertá-las’’.Mas sim, um cuidado mais especial ,direcionamentos eficazes,tratamentos gradativos e claro que em grande parte desses casos o fator-mor para a criança emergir desse mar de dificuldades é a utilização da arte.Seja ela qual for,a arte tem a capacidade de mobilizar a criança com o lado emotivo,psicológico.
5)Sempre reparar as