Olhos - Função e Doenças
ESCOLA DE 1º GRAU
CURSO - CIÊNCIAS
Órgãos dos sentidos - Visão
TÍTULO DO TRABALHO
ITUIUTABA
2009
Componentes
Bruno Henrique Miller Silva n° 04
Igor Marengoni Barco n° 13
Jean Ferreira dos Santos n° 14
Vinícius Araújo Gomes n° 25
Trabalho a ser apresentado para obtenção de créditos na Disciplina de Ciências Físicas e Biológicas.
Conteúdo: Órgãos dos sentidos – Visão.
Data 05 / 11 / 2009 8º Ano A
Professor: Agaone D. Silva
ITUIUTABA
2009
Olho
Função
O olho é o órgão da visão. Os dois glóbulos oculares, protegidos dentro das estruturas ósseas das órbitas e extremamente resguardados pelas pálpebras, sobrancelhas e pela fina película do líquido lacrimal, estão conectados diretamente ao cérebro através dos nervos ópticos. Cada olho é movido por seis músculos, que se inserem ao redor do globo ocular. Os raios luminosos que entram no olho através da pupila são focados na córnea e no cristalino, formando uma imagem na retina. A retina contém milhões de células sensíveis a luz, chamados de cones e bastonetes os quais convertem a imagem em um padrão de impulso nervoso. Estes impulsos são transmitidos pelo nervo óptico ao cérebro. A informação dos dois nervos ópticos é processada no cérebro, produzindo uma única imagem combinada.
A parte do olho que mais se altera
É a pupila, o ponto escuro no meio do olho, por onde a luz penetra. Na presença de luz muito forte, ofuscante ela pode se reduzir até o fim da cabeça de um alfinete. Quando a luz é fraca ela aumenta até cerca de 8 mm para deixar entrar mais claridade.
A única parte do cérebro que podemos ver do lado de fora
É a retina, uma tela constituída de células sensíveis a luz. Ela recebe cerca de dez imagens novas por segundo. Um astronauta na Lua pode olhar para a Terra para ver os Continentes e Oceanos, olhar para