Olhar Sobre o corpo
Para os cristãos da idade média, ocorpo sempre teve relação com a fé, por causa da crucificação de Jesus.
Mas por outro lado ele era considerado “a prisão da alma”, com fraquezas para os pecados terrenos, e precisava ser dominado,muitas vezes através de punições e alto flagelo.
Um corpo alto e forte, era determinante para a agricultura, mas isso era características genética.
O objetivo deste artigo foi ampliar a reflexão que permeia a educação estética e a linguagem corporal como elementos fundamentais no processo educativo enfatizado na proposta pedagógica, que privilegiou uma nova cultura de movimento, juntamente com a possibilidade de (re)descoberta da corporeidade nos educandos que participaram da disciplina de ritmo e expressão do movimento humano , a partir das percepções, dos sentimentos, da afetividade e dos desejos provocados pelas vivências do corpo em movimento e da cultura permeada por ela.
A amostra do estudo
O presente estudo teve por objetivo se realizar uma pesquisa exploratória de caráter etnográfico a partir das falas expressas durante o grupo na disciplina de ritmo e expressão do movimento humano, do curso de Educação Física da UNOESC XANXERÊ- SC.
A amostra foi composta por 03 indivíduos do sexo feminino com idades entre 18 e 19anos. O estudo seguiu as premissas do comitê de ética e pesquisa da instituição e da CNS 196/96. Para manter o anonimato, cada participante do grupo escolheu um codinome do horóscopo zodiacal: GÊMEOS, LIBRA E ESCORPIÃO.
Caracterizando o estudo
O presente artigo caracterizou-se por ser uma pesquisa explanatória de caráter etnográfico , definidas seguindo- se as premissas de Andre (2004). As informações coletadas durante a disciplina de ritmo e expressão do movimento humano, foram compreendidas segundo o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985):
1º O sentido do todo
Esta etapa se caracteriza pela