Olhar geográfico do CAp
Em relação ao levantamento dos dados, há que se fazer um adendo. Em comparação com as outras escolas que contam com estagiários, o CAP está muito a frente. Primeiro porque os dados solicitados já estão prontos, pois a escola possui um setor de acompanhamento dos alunos e segundo, porque não há a burocracia, que há nas outras escolas para se conseguir tais dados, bastou uma solicitação dos dados, com a assinatura do professor de prática de ensino e os dados foram prontamente disponibilizados.
De acordo com esses dados, a escola possui 770 alunos, que estão distribuídos desde o primeiro ano do ensino fundamental, até o terceiro do ensino médio.
Distribuição espacial dos alunos do CAP
Durante a pesquisa pudemos constatar que a escola recebe alunos de quase todos os bairros do município do Rio de Janeiro e até mesmo de outros municípios, conforme demonstraremos mais a frente. Percebe-se que a área de influência da escola é bastante extensa. Por isso, decidimos demonstrar a espacialidade do CAP, principalmente com os cinco bairros que mais possuem alunos do colégio. São eles: Tijuca (somente o bairro e não a grande Tijuca), com 10,78% dos alunos da escola, Copacabana, com 7,92%, Botafogo, com 7,14%, Laranjeiras, com 5,45%, e Jacarepaguá, com 4,68%. Juntos, somente esses cinco bairros concentram 35,97% dos alunos do CAP.
Opcional
Durante apresentação do trabalho no colégio, tanto os licenciandos, quanto os professores da área da geografia, levantaram algumas hipóteses, que investigaremos em breve, mas que por ora não tivemos tempo hábil de realizar. Dentre elas destacamos a de que o número de alunos oriundos da Zona Oeste vem aumentando, isso pode ser explicado pela melhora nos transportes e pela acelerada expansão urbana da região, que leva uma nova classe média a migrar para essa região da cidade. Outra hipótese levantada, é a de que o preço das escolas particulares, cada vez maior e a classe média, com os rendimentos, cada vez menor,