Olhai os lírios do campo
Clarice Lispector.
R E SU M O
Eugênio é o personagem principal do romance, que é dividido em duas partes - de doze capítulos cada - é uma pessoa profundamente infeliz, marcado por uma infância pobre, sendo alvo de brincadeiras sórdidas na escola o que fez surgir uma vontade de deixar de ser o Genoca, apelido carinhoso de família, para tornar-se o Dr. Eugênio Fontes, médico de pacientes ricos; na primeira parte, Eugênio vai tendo flashbacks de seu passado enquanto se dirige ao hospital onde está Olívia.
Eugênio forma-se com muito custo na faculdade de medicina onde conhece Olívia – única mulher da turma. Na festa de formatura se se aproximam e fazem sonhos e confissões juntos, sobre o futuro, tornando-se grandes amigos e, no dia que estoura a Revolução de 30 acabam tendo uma noite de amor, enquanto o caos reina do lado de fora.
Olívia era dotada de grande sensibilidade, serenidade e senso de espírito e Eugênio sente junto a sua companhia uma paz e serenidade que abrandava seu sofrimento.
Durante um atendimento médico, Eugênio conhece Eunice Cintra – filha de um riquíssimo proprietário e casa-se com ela para obter a tão sonhada ascensão social, mesmo seu coração batendo mais forte por Olívia.
Preso num casamento sem amor, num emprego de fachada na fábrica do sogro rico - a profissão de médico alcançada com tanto sacrifícios é colocada de lado - e com uma amante a quem não ama, Eugênio reencontra Olívia, que estava numa colônia de italianos e conhece Anamaria, sua filha.
Chega ao hospital e recebe a notícia da morte de Olívia.
...”Eugênio sentia uma calma aceitação dos homens e das coisas”. Tudo estava tão bem e ele não desejava mais nada além da posse daquela paz interior que agora começava a entrever.
A morte não o assustava. A sua sede de sucesso parecia extinta. Já não sonhava mais com glórias e principiava a não ter medo da vida. “Sentia um desejo de ternura, de bondade, de gestos mansos...”.
A segunda