Oleo de Lorenzo
Porem a dieta sugerida pelos médicos só piorou a situação de Lorenzo, pois seus índices de ácidos graxos aumentaram. Seus pais abalados resolveram então, procurar eles mesmos, a cura e foram estudar a doença.
Afinal descobriram o erro da dieta: quando o organismo não recebe ácidos graxos da alimentação, ele os produz sozinho, através da biossíntese. Então resolveram manipular um óleo (um extrato de ácidos de azeites de oliva e de colza), que enganasse o organismo. Esse óleo não era a cura, mas tornava mais lenta a evolução da doença.
É importante lembrar que temos uma organela nas células, chamada perixossomo, responsável pela eliminação do excesso de ácido graxo. Como Lorenzo tinha uma falha genética de uma enzima responsável pela absorção de ácido graxo nessa organela, ele o acumulava no sangue. Com o uso do óleo, Lorenzo não voltou ao estado normal, mas impediu a evolução da doença e, através de tratamentos, conseguiu uma grande melhoria.
Lorenzo morreu em 30 de maio de 2008 (um dia depois do seu 30° aniversário), em decorrência de uma pneumonia. Ele vivera 22 anos além do que os médicos