Oleo de Lorenzo
Prof. ª Valeria Cristiane
Resenha do filme O óleo de Lorenzo
O filme conta a história da família Odone, Augusto o pai, Michaela a mãe e o filho Lorenzo Odone, o drama começa na Africa do sul onde a família Odone passa um bom período devido aos trabalhos de seu pai, no inicio pode-se perceber que Lorenzo é uma criança normal e ativa, estuda, brinca e faz tudo que uma criança na sua idade faz.
De volta para os Estados Unidos Lorenzo começa a apresentar um comportamento estranho, comportamento este que faz com que sua professora indague a família sobre algum problema que poderia estar ocorrendo em casa, pois o menino apresentava sinais de agressividade, a sua mão Michaela nega qualquer problema, portanto em alguns dias Lorenzo viria a apresentar tais problemas em casa.
O comportamento e as atitudes estranhas de Lorenzo fazem com que seus pais o levem para uma consulta médica, durante esta consulta o médico faz o diagnostico que iria mudar de uma vez por todas a vida da família Odone, Lorenzo o único filho sofria de uma doença degenerativa que em pouco tempo o levaria a morte, e o pior, era uma doença pouco conhecida e nada poderia salvar Lorenzo pois esta doença não tinha cura.
Esta doença conhecida como Adrenoleucodistrofia (ADL), era o resultado do aumento de ácidos graxos no sangue.
Diante de tudo e do próprio diagnostico medico que disse que Lorenzo teria apenas mais dois anos de vida, seus pais iniciam uma batalha em busca de conhecimento e de noticias que poderiam ajudar na salvação de seu filho, porem o que encontram são matérias nada agradáveis.
Leigos na área de Biologia e Medicina, eles aceitam o desafio e começam a pesquisar sobre a doença e sobre alguma forma de cura através de livros e históricos de doentes com ADL.
O tratamento de Lorenzo por preferência da sua família era feito em casa, pode se observar no filme que a quantidade de enfermeiras que passam