Okknjnfa

634 palavras 3 páginas
Mundialização económica- fenómeno caracterizado pela circulação de bens, serviços e capitais, pela mundialização das empresas, pela existência de um mercado financeiro global e pelo enfraquecimento da regulação dos mercados e da atividade económica pelos estados nacionais.

Crescimento Económico: Corresponde ao aumento da quantidade produzida de bens e serviços ao longo de um determinado periodo de tempo – é uma visão apenas quantitativa.

Desenvolvimento: Corresponde à exigência de transformações num determinado país, que sejam alargadas a toda a sociedade, obviamente começando por garantir a satisfação das necessidades básicas de toda a população – é uma visão qualitativa.

Diferenças entre os dois conceitos - Uma primeira diferença entre os dois conceitos resulta do facto de o crescimento ser um fenómeno quantitativo, enquanto que o desenvolvimento é um fenómeno de natureza essencialmente qualitativa. Enquanto a noção de desenvolvimento nos alerta para a melhoria das condições de vida das populações em geral, associada a aumentos da produção, à melhoria das condições de saúde, de educação, de habitação, etc., a noção de crescimento económico refere-se apenas a aumentos quantitativos e regulares do produto nacional a preços constantes, isto é, em termos reais, sem significativos efeitos de arrastamento sobre o bem-estar da população, nomeadamente no que diz respeito às condições de vida ou à garantia e respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais dos cidadãos.

Relação entre os dois conceitos
O desenvolvimento humano é o fim – o crescimento económico um meio.
O conceito de Desenvolvimento é mais abrangente e exigente do que a noção de Crescimento Económico, situando-se ao nível qualitativo. Para existir Desenvolvimento não é suficiente existir Crescimento Económico. Este deve ser entendido apenas como um meio, ainda que importante para a sociedade

Relacionados