OK ATPS
Graduandos: Andreia Benevides RA: 7302537274 Cláudia Cristina Branco Almeida RA: 1299469069 Daniela Gomes de Souza RA: 7325520716 Karen Cristina A. Tavares RA: 7117512561
Sorocaba
2014
Sumário
INTRODUÇÃO. 3
PRINCIPAIS DEFINIÇÕES. 4
JUROS SIMPLES. 4
Fórmulas 4
JUROS COMPOSTO. 5
SEQUÊCIA DE PAGAMENTOS POSTECIPADOS. 8
SEQUÊNCIA DE PAGAMENTOS ANTECIPADOS. 9
TAXA A JUROS COMPOSTOS. 13
AMORTIZAÇÂO DE EMPRÉSTIMOS. 16
DESAFIO PROPOSTO. 20
CONSIDERAÇÕES FINAIS. 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 22
INTRODUÇÃO.
A matemática financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.
Uma boa formação empírica favorece um conhecimento mais sólido e preciso, tornando o processo de orçamento de custos e remunerações confiável e transparente, tanto para os empresários como para fins de fiscalização.
A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
PRINCIPAIS DEFINIÇÕES.
Regime de capitalização é uma forma na qual verifica se o crescimento do capital. É um regime muito utilizado em previdências e seguros.
O regime de capitalização pode ser simples ou composto.
Capitalização simples: Nesse regime os juros são calculados sempre com o valor inicial ou valor presente (PV) e não ocorre alteração na base de cálculo durante o período de