Oitudobem?

874 palavras 4 páginas
Introdução
Os seres humanos possuem diferentes tipos de sangue, que são de terminados pela presença na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes.
Cada pessoa possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número -- existem hoje cerca de 27 sistemas antigênicos, conhecidos, mais alguns antígenos diferenciados que ainda não foram atribuídos a nenhum sistema específico, sendo quase impossível encontrar dois individuos com mesma composiçõa antigênica. Se deve a este fato a possibilidade da presença, no soro, de anticorpos específicos, o que resulta na aglutinação ou hemólise quando ocorre uma transfusão incompatível. Diferentes sistemas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes, além do que, alguns são mais comuns e outros mais raros. São considerados mais importantes o sistema ABO e o Sistema Rh.

Qual a importância de sabermos nosso tipo sanguíneo?
Porque é importante divulgar essas informações?

Quando for preciso fazer uma transfusão, o sangue de duas pessoas precisa ser cuidadosamente analisado, assegurando a compatibilidade. Se o paciente receber um sangue que não combina com o seu, seu próprio sangue pode reagir contra o intruso fazendo as hemácias se juntarem ou se aglutinarem, podendo causar a morte do paciente. Quanto a compatibilidade para a transfusão temos que: Indivíduos do grupo AB, têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas hemácias, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer

Relacionados

  • Oitudobem
    848 palavras | 4 páginas
  • oitudobem
    1378 palavras | 6 páginas
  • oitudobem
    338 palavras | 2 páginas