Oito aspectos do filme política de saúde
Oito aspectos importantes para a saúde
Alunos (as): Amanda Ferreira, Cláudia Tamires, Jerlayne Santos, Taiane Cris.
Recife
2013
1. Introdução Esse trabalho apresentará oito aspectos do filme “Políticas de Saúde no Brasil” produzido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde, Universidade Federal Fluminense e Fundação Euclides da Cunha.
O primeiro aspecto relatar da Revolta da Vacina, que foi um movimento histórico no Rio de Janeiro, onde as pessoas eram obrigadas a tomar a vacina devido à epidemia de febre amarela no século XX, em 1900. O segundo aspecto trata-se sobre a Criação do Mistério da Saúde, pois o doutor em higiene e saúde pública Geraldo Horácio de Paula Souza volta dos Estados Unidos onde fez o curso de saúde pública no ano de 1904, onde deu emissão às obras do centro de saúde que é social e educativo, onde os médicos sanitaristas e enfermeiras substituem contra a higiene obsoleta e o espírito policial do ano de 1900, pois a família era o centro desta ação.
O terceiro aspecto abordará a Criação da SESP (Atividades de Serviço Especial de Saúde Pública no interior do Brasil), pois médicos viajaram para várias regiões do Brasil que ainda não tinham acesso à saúde.
O quarto aspecto é os Recursos das IAPS (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo), pois o Presidente da República Getúlio Vargas instituiu em benefício de atender os funcionários do município.
O quinto aspecto foi sobre o Movimento de Saúde, relata-se de grandes manifestos à busca de direitos a saúde, saneamento, construções de hospitais, e moradia. O sexto aspecto discuti sobre os Aspectos Positivos do SUS (Sistema Único de Saúde), pois com a conquista teve seria características de crescimento do SUS. O sétimo aspecto, foi o tema “O País do Futebol” que mostrou a realidade de um país de um país lutando para ter direito de expressão.
O