oioioioi
Toda atividade econômica traz em se patrimônio variações que devem ser registradas pela contabilidade, isto é, fato contábil. E quando é registrado chamamos de lançamento. Como já se sabe que os fatos contábeis são ocorrências que se registram no patrimônio, trazendo – lhes variações que podem ser especificas ou quantitativas. Uma é tratada como uma mera permutação entre as especies dos elementos do patrimônio que são as alterações especificas, mas quando trazem variações aumentativas ou diminutivas, são alterações quantitativas e estas modificam o patrimônio liquido.
METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS O melhor das partidas é universalmente adotado pelas empresas nas suas contabilidades desde 1494. O principio fundamental desse método é que não há devedor sem credor e vice – versa, correspondendo a cada debito, invariavelmente, um crédito de igual valor.
COROLÁRIOS DE MÉTODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS: - A soma de débitos é sempre igual à soma dos créditos - A soma dos saldos devedores é sempre igual à soma dos saldos credores. - As despesas, sempre debitadas, contribuem para a redução do patrimônio líquida - As receitas, sempre creditadas, contribuem para a redução do patrimônio liquido. Elementos essenciais do lançamento: data do registro, conta devedora, conta credora, histórico e valor. Exemplo:
Data: 10/01/2008
De: Caixa (conta devedora)
A: Mercadorias ( conta credora)
Histórico e valor: venda de mercadorias a vista no valor R$ 10.000,00 em 10/01/2009
PLANO DE CONTAS É destinado a orientar o registro das operações, oferecendo a vantagem de uniformização das contas utilizadas em cada registro devendo atender a legislação fiscal, ser flexível (que permita qualquer alteração necessária na sua utilização). As contas dividem – se em dois tipos de contas ATIVAS E PASSIVAS, além das contas de resultado e despesas.
RESULTADOS DO EXERCÍCIO Registra a apuração do resultado do exercício que é a diferença entre o montante