oioioi
Inflação intumescência
Segundo definição no dicionário inflação é o aumento dos preços, desequílibrio econômico caracterizado pelo crescimento anormal dos meios de pagamento em relação as necessidades de consumo com a consequente redução do poder de compra da moeda.
Fisher, Paasche e Lasperie estudaram este efeito sobre economia analisando assim a alta dos preços.
Geralmente medidas macroeconômicas são tomadas para manter a inflação dentro do esperado após a inclusão do plano real o país no ano de 1999 criou o sistema de metas para inflação e a principal arma usada pelo COPOM para atingir esta meta e o aumento ou não da taxa selic.
2 - Formas de inflação
Existem varias formas de inflação mas duas se destacam sao elas: inflação de custos, inflação de demanda.
2.1 - Inflação de custos
Como o nome indica inflação de custos tem a ver com aumento dos custos para se produzir certo produto seja ele fiscal, estrutural, pessoal, logístico etc. Exemplo foi o subsídio que o governo cedeu a industria o IPI esse subsídio apontou uma queda em alguns produtos onde a mais nítida queda dos preços foi no setor automobilístico. Outro fator que podemos analisar e o clima o setor textil geralmente aumenta o seu quadro pessoal para atender a demanda e algumas vezes repassa para o preço final este aumento dos custos.
2.2 - Inflação de demanda
Nesse caso o aumento dos preços esta relacionado a procura exacerbada de um produto, ou seja por algum motivo aumentou a procura por este produto oque inflaciona seguindo a regra do mercado a escassez de um produto gera um aumento no preço ou a fartura do mesmo gera uma queda do preço. com isso nós temos um ponto de equilíbrio no preço estipulado por N fatores, mercado, elasticidade e etc.
Geralmente medidas macroeconômicas são tomadas para manter a inflação dentro do esperado após a inclusão do plano real o país no ano de 1999 criou o sistema de metas para inflação e a principal arma usada pelo