oioioi
À CIA como financiadora do projeto foram feitos diversos manuais de como obter informações através da tortura,na qual o eletro choque era um mero adicional,daí em diante sempre houve necessidade os ensinamentos do Dr.Ewen Cameron foram postos em prática e quando necessário ensinado à outros países em cujo bojo encontravam-se defensores de posições contrárias aos interesses dos Norte Americanos.
Em síntese,os métodos de Dr.Ewen Cameron foram usados pela CIA em muitas ocasiões posteriores,sobretudo,no período de bipolarização ideológica que se caracterizou a Guerra Fria.Até hoje a CIA é vista como uma instituição que usa a tortura para obter informações.
O outro doutor do choque
O segundo capítulo,discorre sobre a radicalização do pensamento econômico liberal de Milton Friedman e a transmissão desta doutrina para regiões estratégicas,mas sobretudo,para a América Latina,historicamente caracterizada como esfera de influência norte-americana.
Insere-se no contexto da Guerra Fria em que as idéias propostas pelo economista inglês John Maynard Keynes haviam sido implantadas para retirar o mundo da crise de 29 mas que nos anos 50,começavam a ser criticadas pela restrição que causavam aos interesses da iniciativa privada.
Toda esta contestação liberal ao keynesianismo,ao estado de bem estar social ou ao desenvolvimentismo(vertente austral da teoria de Keynes)se dava dentro da Universidade de Chicago e era encabeçada pelo economista Milton Friedman.
A despeito da não aplicabilidade prática do Laissez-faire,em virtude,da desigualdade entre os países além de outras condicionalidades a escola de Chicago contava com