Oi e tchau
Como é difícil dizer essa palavra, pois ela tem um significado de “adeus”, “até logo”, “até!” É uma interjeição muito utilizada no Brasil, mas Portugal esta cada vez mais aderindo a ela em sua língua corrente. Em italiano também pode ser um simples “oi”, “olá!” Talvez seja difícil de entender as palavras, pois elas materializam os sentimentos que às vezes não conseguimos explicar, pois não temos compreensão de entende-los. E como explicar algo que existe dentro da gente e não conseguimos entender?
Dizer um “oi” é algo formidável, pois o ser humano ele tem isso de sua natureza – agregar, viver em bando para melhor sobreviver – e dizer “oi” significa agregar, juntar, crescer. E dizer “tchau” é complicado, pois significa diminuir, menos um no bando, ficar só!
Talvez seja por isso que sofremos tanto em despedidas, por isso que não gostamos de falar adeus, pois dar “tchau” apesar de ser algo doloroso faz parte da vida. Pois quantas pessoas entram e saem da nossa sem a gente ao menos dizer “oi” ou “tchau” e quantas outras fazemos um esforço danado para dar “oi” e por que não o “tchau”?
E o mais engraçado é que isso nos agrega nos faz crescer e com toda essa informação de “oi” e “tchau” podemos ser pessoas melhores e agregar ao mundo fazendo-o melhorar.
Mas ninguém tem uma cartilha ou explicou o quanto isso seria difícil. Principalmente dar “tchau” para aqueles que durante a vida toda aprendemos amar, respeitar e admirar. Quem sabe um dia pode dar um novo “oi”, mas agora este é o momento do “tchau”. E um “tchau” com a certeza que não vamos poder dar “oi” tão brevemente, com a certeza que este “tchau” vai doer por algum tempo e depois vai virar saudade e boas lembranças.
Mas assim segue a vida, com “oi”s e “tchau”s para quem desejamos que estivesse mais perto ou não, mas que mesmo assim precisam dar “oi” e