oi tchau
Diógenes Moura é um dos mais respeitados profissionais de fotografia da América Latina. Foi curador por mais de 20 anos da Estação da Pinacoteca de São Paulo e respondeu pela curadoria de mais de 200 mostras. Durante os dois de dias de evento, com palestra e workshop em Goiânia, foram expostos trabalhos de profissionais que entendem a fotografia como uma forma de expressão artística e até literária, característica muito apreciada por Diógenes. Para ele, a verdadeira arte fotográfica está não só em instigar o público a apreciar, mas também a querer decifrar a imagem.
“A fotografia para mim deve funcionar como a leitura de um bom livro. É querer surpreender pela originalidade de forma a estimular nas pessoas o desejo em saber mais sobre personagens, cenários e situações do cotidiano, além de provocar a curiosidade em compreender a inspiração do fotógrafo no momento da produção”, afirmou Moura.
Troca de experiências
Quem participou do encontro com Diógenes Moura conferiu imagens e textos produzidos em diferentes épocas por profissionais nacionais e internacionais. Uma seleção criteriosa de trabalhos de Carlos Moreira, German Lorca, Hirosuke Kitamura, Luiz Braga, Fernando Lemos, entre outros. Diógenes interagia nas apresentações com os participantes e sugeria o acesso a produções de outros fotógrafos, livros e filmes que possuem relação com a fotografia.
Stella Guimarães, fotógrafa, soube do evento por uma amiga e veio trocar