oi e oi
Composição Metalúrgica Refratário Química
Al2 O3 (%) 45-55 min. 85 40-60
Si O2 (%) 0-15 max.11 5-18
Fe2 O3(%) 5-30 max.2,5 max.4
Ti O2 (%) 0-6 max.35 0-6
Aproximadamente 7% da crosta terrestre são formada por alumínio, fazendo deste elemento químico o terceiro mais abundante na terra, após o oxigênio e o silício. A
Parte 2°
A alumina ou (óxido de alumínio), é resultado da junção de alumínio e oxigênio, e principal composto da bauxita que é um dos componentes mais abundantes do alumínio. Pedras preciosas com rubi e safira são compostas principalmente de (Al2 O3) e suas cores características são advindas de traços de impurezas.
Embora a alumina seja usada como um abrasivo, devido a sua dureza, e como um material refratário, devido ao seu alto ponto de fusão, seu uso mais significativo é na produção de alumínio.
Além de reagir tanto com óxidos como com bases, a alumina é responsável pela resistência das intempéries do alumínio metálico, sendo o alumínio muito suscetível ao oxigênio atmosférico, uma camada fina de óxido de alumínio se forma em sua superfície, protegendo o metal de uma oxidação mais profunda.
Em sua forma cristalina, tem dureza suficiente para ser usada como componente de ferramentas de corte. É um excelente isolador térmico e elétrico, embora sua condutividade térmica seja relativamente alta para um material cerâmico.
Em 2004 cientistas norte-americanos, desenvolveram uma técnica para formar uma liga de alumina e terra rara, produzindo um vidro bastante resistente.
O pó de óxido de alumínio é utilizado no polimento de alguns kits de reparo de arranhões em CDs e DVDs. Em refinarias serve com um catalisador no processo de Claus, para a conversão de resíduos de gases de sulfeto de