oi oi oi
Analisando a última pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para presidente, o diretor-geral desse Instituto, Mauro Paulino (13/04, p. 6), chamou a atenção para o que denomina eleitores “causa perdida” para Dilma Rousseff. Trata-se do não apoio à candidata petista pela maioria dos eleitores considerados “escolarizados e de renda acima da média”; ricos para os padrões brasileiros, digo eu. Diz Paulino ser a “classe média tradicional das grandes cidades”. E os que seguem seu pensamento e forma de agir – acrescento eu.
Essa pesquisa, como tantas anteriores, não revela nenhuma novidade, porque basta andar por aí para se notar evidências disso. Ou nem andar, porque o midião empresarial-monopolista que veicula a fala e os valores dessa chamada “classe rica”, faz a manifestação de desapreço e até de desafeição à presidente e a seu Partido de maneira sistemática e antidemocrática.
Por que essa parcela enriquecida da população devota tanto ódio ao PT e à presidente petista do Brasil? Falhas na condução administrativa? Juros altos na economia? Corrupção? Alianças políticas para se manter no poder? Nada disso faz rico repudiar PT, Dilma, Lula etc. O ódio tem outra origem –na identificação desse Partido e dessas lideranças com gente pobre, sobretudo no