oi ata 149
Itens em relevância ao comercio internacional são: a consideração supranacional dos mercados, o fluxo de investimentos estrangeiros e as estratégias das empresas transnacionais. De acordo com Rifkinno que vem impulsionando as mudanças no comercio internacional é uma revolução nas comunicações da vida comercial e social. Com isto, pode-se prover os bens públicos internacionais, tendo a estabilidade financeira e a fixação de regras comerciais e cambiais respeitadas e duradouras.
A primeira tentativa de regulamentar o comercio internacional, se deu a realização de uma conferencia internacional em Genebra, logo apos a Segunda Guerra Mundial, realizada com o intuito de criar uma Organização de Comercio Internacional. Porem, havia duas posições indiferentes, os EUA desejando rapidamente o livre-comércio, e os países europeus mostrando interesse na manutenção de algumas medidas protecionistas.
A Carta de Havana e o Fracasso da organização Internacional do Comércio
O principal objetivo da carta era permitir a cooperação internacional e estabelecer regras no combate das praticas protecionistas. A carta foi assinada por 53 países no ano de 1948.
Pode-se dizer que a proposta inicial era extremamente ambiciosa e extrapolava os limites do comercio internacional, pois continha regras relacionadas a temas bem variados, tais como investimentos internacionais, praticas anticoncorrenciais, politica de empregos e questão dos serviços.
Em 1947 surge o GATT ( Acordo Geral de Tarifas e Comercio), constituído pelos 15 membros iniciais e ouros oito agregados, qual interessava a um acordo tarifário sem os traços de uma organização internacional que garantia sua rápida entrada em vigor. A urgência era por conta também de que havia muitas concessões tarifarias negociadas, o que possivelmente faria os comerciantes particulares resolverem cessar os fluxos de comercio ate a entrada em vigor de novas tarifas.
O GATT também exercia trabalhos com