Oi 123
SURREALISMO
CANOAS
2013
INTRODUÇÃO
No ano de 1924, o artista André Breton a partir da publicação do Manifesto Surrealista deu inicio a um movimento artístico chamado de surrealismo. O surrealismo por sua vez, adotou um sentido mais fantástico e maravilhoso, e deixando de lado toda a lógica e racionalidade. Foi a partir das artes plásticas, que as ideias sobre o surrealismo puderam ser melhores expressadas. Com suas pinturas, os artistas puderam demonstrar suas emoções e seu inconsciente e assim representar o mundo concreto.
SURREALISMO
“Resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma suprarrealidade". Estas foram as palavras de André Breton para descrever um dos objetivos que o movimento tinha como base. Com uma grande influência de teorias do psicólogo Sigmund Freud, que citavam a grande importância do inconsciente no lado criativo do ser-humano. O surrealismo vai além de um movimento estético, ele é uma maneira de enxergar o mundo, restaura os poderes da imaginação que foram tirados pelos limites utilitários da sociedade burguesa.
Nas artes plásticas, o movimento foi dividido em duas correntes. Uma que trabalha principalmente com a distorção e justaposição de imagens conhecidas e frequentes no nosso cotidiano, como relógios, frutas, animais, pessoas e etc. Já na segunda corrente há uma libertação de ideias, na qual não há nenhum controle da razão, e assim os artistas dão aberturas para ideias de seus inconscientes. Grandes artistas como o espanhol Joan Miró e o alemão Max Ernest representaram esta corrente.
SALVADOR DALÍ
Já a primeira corrente era principalmente representada pelo catalão Salvador Dalí, que era conhecido pela incrível combinação de imagens bizarras e fantasiosas com uma ótima qualidade nas suas obras. Este artista frequentou a Escola Federal de desenho, onde