OHOMEM E O MEIO AMBIENTE
Esse trabalho tem o intuito de mostrar como se deu a degradação ambiental da atualidade. No primeiro e segundo texto pode-se verificar como a Revolução industrial mexeu com as estruturas urbanas e rurais e como através da ação humana chegou-se a crise atual.
Atrelada a esse processo no terceiro texto intitulado globalização de Júlio José Chiavenato, o leitor pode entender como se deu esse processo e como tudo isso influenciou na vida em sociedade, estruturando-a de forma a pensar em determinados momentos que não necessitava na natureza.
O quarto texto fala a respeito da relação homem x meio ambiente. Nota-se que através de anos de exploração desenfreada, influenciada pelo sistema capitalista, há um questionamento de como remediar ou sanar o mal que foi feito. O surgimento de grupos como os ecologistas é abordado então.
No último texto, que é o parecer do PCN de Meio Ambiente, é abordada a questão da ação humana, mas numa proposta pedagógica de reflexão sobre essa ação. No texto ainda é colocado como surgiu a Educação Ambiental e a Legislação que a ampara e as Conferências que aconteceram para propor medidas de desaceleração da degradação e proteção ao meio ambiente.
O PROCESSO EVOLUTIVO DO HOMEM ATRAVÉS DO TRABALHO E DO MEIO AMBIENTE.
Fabio Rodrigues aborda no contexto histórico a evolução do homem, partindo do momento que este constrói ferramentas para melhor atender suas necessidades básicas. No início o homem cultivava e criava gado para sua subsistência de forma rudimentar. Com a criação de ferramentas, ele se desenvolve na produção artesanal e vai melhorando aos poucos sua qualidade de vida. Rodrigues diz que a capacidade do homem em transformar coisas da natureza em ferramentas para satisfazer suas necessidades o diferenciou dos outros animais.
O homem vivia em condições de nômade; se alimentava e caçava nos arredores onde estava estabilizado, quando esgotava o recurso ou devido aos contratempos da natureza se