OFICINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZADA COMO RECURSO DIDÁTICO
OFICINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZADA COMO RECURSO DIDÁTICO
Síntese: Oficina de Matemática Financeira realizada como recurso didático para melhor discernimento de áreas da Matemática consideradas complexas.
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque
Depto de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife/PE
Cynthia Waléria de Melo Silva Rodrigues
Depto. Ciências Biológicas, UFPE, Recife/PE
Danielle Loureiro Roges
Profa. Me/Orientadora – Depto. De Matemática, UFPE, Recife/PE
INTRODUÇÃO
A realização de Oficinas nas escolas é uma ferramenta eficaz na interação entre alunos, apropriação de conhecimentos e também como método de visualização do conteúdo abordado na sala de aula. Como a Matemática Financeira é uma área de grande dificuldade para o alunado, a utilização de oficinas como recurso didático ajuda o aluno a aprender de maneira simples e lúdica beneficiando, assim, seu aprendizado. A aplicação de novos recursos na educação como apoio didático deve ser pensada e desenvolvida objetivando o aprimoramento desse processo. No dia-a-dia o uso de cálculos financeiros é corriqueiro e, alinhado a isso, a realização de uma feira de compra, vendas e/ou troca como oficina auxilia no ensino e aprendizagem, fazendo com que o nível de curiosidade chegue a um patamar bastante significativo na construção do conhecimento.
Este trabalho teve como objetivo a aplicação da Oficina de Matemática Financeira como recurso didático para melhor discernimento de áreas da Matemática consideradas complexas. MÉTODOS:
A metodologia foi planejada com o objetivo de auxiliar os alunos na prática de compra, venda e troca de produtos, além de abordar, de forma lúdica, conteúdos, como regra de três, porcentagem e câmbio, vistos em sala de aula. Inicialmente foi realizada uma reunião com os bolsistas do PIBID/Matemática e supervisoras que atuam na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, localizada em