oficina de matematica
Expressões algébricas: O uso de letras em matemática é muito utilizado para descrever uma situação na qual não conhecemos valores de um determinado problema.
As variáveis são os valores que não estão definidos, ou seja, as letras, como no exemplo a seguir: Exemplo:
2xy 4x3 -3z2 xyz2
Para saber o valor numérico de uma expressão algébrica é preciso substituir o valor numérico atribuído às variáveis.
Exemplo:
Vamos determinar o valor da expressão 2xy2 + 3x, para os seguintes valores das variáveis x = 2 e y = 3.
→ 2 . x . y2 + 3 . x
→ 2 . 2 . 32 + 3 . 2
→ 2 . 2 . 3 . 3 + 3 . 2
→ 36 + 6
→ 42
Uma expressão algébrica, que utiliza números e letras ligados apenas por produtos (multiplicação), é conhecida como Monômio. O coeficiente de um monômio é a parte numérica, sendo chamada de literal a parte que contém as letras e seus respectivos expoentes. Exemplo: No monômio 4xy2 temos as partes:
Coeficiente: 4 Literal: xy2
Observações:
O expoente de um monômio também é considerado parte literal, pois representa o produto de um literal. No caso xy2 → x . y . y
Monômios semelhantes são aqueles que possuem a mesma parte literal. A soma ou a subtração de monômios é conhecida como um Polinômio.
Funções: Ao se deparar com uma expressão x + 2 = 6, é possível fazer a leitura do problema sem a necessidade de enunciado. Essa interpretação algébrica já existe em seu conhecimento e a resposta x = 4 se apresenta com um simples cálculo. No cotidiano encontramos desde problemas simples, que podem ser resolvidos rapidamente e sem o uso de muitos recursos, até aqueles mais elaborados, que desafiam a nossa interpretação e são necessários cálculos mais elaborados.
MÊS (t) 1 2 3 4 5