Oficina de língua portuguesa
Escolher uma resposta. a. Nestes como em outros pontos, assemelham-se aos ingleses. Nestes como em outros pontos, se assemelham aos ingleses. b. Sabe que daí lhe estão vindo novas forças de progresso. Sabe que daí estão vindo-lhe novas forças de progresso. c. Isto é coisa que hoje o envergonharia. Isto é coisa que hoje envergonharia-o. d. É com prudência que se servem das inovações da técnica. É com prudência que servem-se das inovações da técnica. e. Formas anacrônicas de viver e de pensar não se colidem. Formas anacrônicas de viver e de pensar não colidem-se.
Alternativa E
A próclise é usada quando, antes do verbo, houver uma palavra que tenha força atrativa sobre o pronome oblíquo. Partículas negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém são forças atrativas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(CESBRANRIO) “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados...” Aponte a opção em que, substituídos os substantivos destacados acima, fica incorreta a concordância de “amontoado”.
Escolher uma resposta. a. brisas e odores amontoadas b. nuvens e brisas amontoadas c. odores e brisas amontoadas d. nuvens e morros amontoados e. morros e nuvens amontoados
Alternativa A
Quando se tem dois substantivos de gêneros diferentes o adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural. Resposta A (brisas e odores amontoados)
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
(EFO – Alfenas – MG) “Não me deixo tapear”. Empregou-se a colocação proclítica do pronome átono, pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citação acima em:
Escolher uma resposta. a. Cada qual se ajeite como puder. b. De modo algum me afastarei da cidade. c. Logo que o vi, chamei a polícia. d. alguém lhe disse que havia perigo. e. Oxalá a morte vos encontre