Oficina de língua portuguesa
Completado em sábado, 9 junho 2012, 15:46
Tempo empregado 1 hora 12 minutos
Nota 9 de um máximo de 10(90%)
Question 1
Notas: 1
(Fac. Méd. Pouso Alegre – MG) – Assinale a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
Escolher uma resposta. a. A criança estava com fome. Errado b. Pedro parece adoentado. Errado c. Ele tem andado confuso. Errado d. Ficou em casa o dia todo. Correto e. A jovem continua sonhadora. Errado
Alternativa D
Verbo de ligação tem a função de ligar o sujeito a um estado, característica ou modo de ser do sujeito. Na oração D o verbo não exprime nenhuma relação entre o sujeito e o predicativo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Assinale a alternativa em que o uso da crase é obrigatório:
Escolher uma resposta. a. Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga) Correto b. (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado) Errado c. Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo) Errado d. Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa) Errado
Alternativa A
Na alternativa “A” "às vezes" é expressão adverbial feminina de tempo. Ao substituirmos essa expressão por uma equivalente com palavra masculina, usamos ao em vez de às:
Portanto, na expressão "às vezes", formada por palavra feminina ("vez"), a crase será obrigatória já que ocorre a fusão entre artigo e preposição.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?
I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego)
II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)
III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___